Telas Digitais e a Saúde do Seus Olhos
- Isaias Horta Brazil
- 27 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2023
Óculos Multifocais
Durante a pandemia (2020), comecei a sentir uma dor na base da coluna cervical durante a leitura. Utilizava um notebook com suporte para uso em mesa. Com o lockdown não havia muitos recursos, pois a ergonomia do local da leitura parecia perfeita. Consulta médica, além do tratamento que já faço era inviável devido ao “fique em casa”.
Então, dentro de casa, passava o tempo entre a leitura tradicional em papel e a digital. Foi quando, parentes notaram que eu estava olhando para cima ao ler. Ajustei o suporte de notebook, como podemos ver na imagem, ele possui vários ajustes de altura. Nada apresentava um resultado viável. Então, iniciei uma pesquisa para verificar se teria algo novo no mundo da tecnologia ou da ergonomia. Depois de alguns meses, encontrei a primeira pista que seria o uso de óculos com lentes multifocais.

Voltando no tempo, lembrei que há alguns anos, aproximadamente em 2010, a médica oftalmologista me disse que após os 40 anos, eu teria uma diferença no grau das lentes para perto e para longe. Uma década depois, mais precisamente, um mês antes do lockdown, fevereiro de 2020, consultei-a novamente. A médica me explicou que todos nós apresentamos uma perda de capacidade de leitura na meia idade, que é natural e leva a necessidade do uso de óculos com lentes multifocais ou o incômodo de ter dois pares, um para perto e um outro para longe. Lógico que preferi somente um par, os óculos multifocais (Guia definitivo de como se adaptar ao óculos multifocal - YouTube).
Então, lá estavámos, eu e a leitura em uma pandemia, descobrindo novas limitações. Continuei pesquisando, comprei um tablet e notei que a cervical não doía na mesma proporção quando na leitura na tela de um desktop que adquiri após o velho notebook Dell me deixar na mão.
Somente no final do primeiro semestre deste ano (2023), achei pesquisas relatando as mudanças provocadas pela combinação do confinamento e do uso de telas dos mais variados dispositivos eletrônicos.
São tantas as transformações em tão pouco tempo que eu decidi abordar um tema de cada vez. Começando pelos óculos multifocais.
Encontrei a resposta para meu problema em um projeto conduzido pela fisioterapeuta Dra. Lilian Garcia no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região - MT (Em dia com a Ergonomia: Óculos multifocal e ajuste do monitor - YouTube).
A Dra. Lilian explica que a dor na região cervical tem como causa um conjunto de fatores posturais, ergonômicos e o uso de óculos multifocal na estação de trabalho, seja para leitura, seja para trabalho. Pois, ao fazer a leitura em telas, sentado em uma cadeira e fazendo uso de óculos multifocal, a lente para visão de perto fica na parte inferior (imagem ilustrativa do Grupo Awor Saúde – link para o site na imagem).
Nesta parte dos óculos, há uma flexão excessiva da cabeça e pescoço (queixo projetado para cima e para a frente, nuca projetada para trás e para baixo), o que sobrecarrega a musculatura da região cervical. Para evitar este tipo de problema, "os monitores devem estar na horizontal e abaixo da linha dos olhos". O que resolveu meu problema de dor durante a leitura em dispositivos digitais.
Essas descobertas motivam a educação e a promoção de cuidados quanto ao correto comportamento no uso das telas e do uso de lentes multifocais.
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Acesso: 27/09/2023
Comments